HABILITAÇÕES

A CTB é certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para executar serviços de manutenção e reparo em pás de helicópteros, conforme relação abaixo. Somos Centro de Serviços Bell Helicopter Textron, Leonardo Helicopters e Sikorsky Aircraft.

BELL 204 E BELL 205

Pá de rotor principal
Totalmente feita em metal, a pá de rotor principal é dividida em quatro seções distintas: Longarina principal, colméia de alumínio, bordo de fuga e "nose block" estrudados. O bordo de ataque é recoberto por um "abrasion strip" de aço inoxidável que tem a função de proteger contra a abrasão. Como toda pá que possui uma estrutura de alumínio, é requerida uma atenção especial contra indícios de corrosão.

Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda modelo Bell 204 e Bell 205 segue o mesmo processo de fabricação da pá de rotor principal.

 

BELL 206B E 206L

Pá de rotor principal
As pás de rotor principal dos modelos Bell 206B e 206L são de construção metálica, com revestimento, colméia e longarina de alumínio. Todas as partes unidas através de um processo de colagem com filme adesivo, utilizando-se pressão, temperatura e umidade controladas. É recomendado pelo fabricante a manutenção preventiva como forma de assegurar a sua vida útil. Uma pá se não tratada, independente das horas disponíveis, pode colocar em risco a segurança de vôo e vir a ter redução na sua vida limite ou até mesmo ser condenada.

Pá de rotor de cauda
A pá do rotor de cauda modelo 206B é uma estrutura metálica com pequenas dimensões. Muito frágil, está sujeita a abrasão e pequenos impactos que podem vir a danificá-la.

 

BELL 407 E 412

Pá de rotor principal
Estas pás são fabricadas de material composto totalmente à base de fibra de vidro sendo três os seus membros estruturais: Uma longarina, conjunto revestimento/colmeia e bordo de fuga. São consideradas "on condition", ou seja, não possuem limite de vida útil.
É por esta razão que se torna ainda mais recomendável a execução de manutenção adequada, garantindo a sua durabilidade.

Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda do modelo Bell 412 possui as mesmas características da pá modelo Bell 212, já a 407 é de construção de fibra de vidro, tanto no revestimento quanto à longarina da pá de rotor de cauda.

 

BELL 212

Pá de rotor principal
Totalmente feita em metal, a pá de rotor principal é dividida em quatro seções distintas: Longarina principal, colmeia de alumínio, bordo de fuga e "nose block" estrudados. O bordo de ataque é recoberto por um "abrasion strip" de aço inoxidável que tem a função de proteger contra a abrasão. Como toda pá que possui uma estrutura de alumínio, é requerida uma atenção especial contra indícios de corrosão.

Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda modelo Bell 212 segue o mesmo processo de fabricação da pá de rotor principal.

 

LEONARDO AW 109

Pá de rotor principal
Fabricada em material composto, a pá de rotor principal é composta por uma longarina de fibra de vidro e colmeia revestida por três camadas de fibra de carbono, com reforços em fibra de carbono e um erosion shield de Titanio. O Tip Cap é de Fibra de Vidro ou metálico.

Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda é constituída de material compostos de fibra de vidro, longarina e revestimento, colmeia de nomex e epocast, além de um leading edge de níquel fixos em um braço de movimentação do Pitch.

 

LEONARDO AW 139

Pá de rotor principal
Fabricada em material composto, a pá de rotor principal é composta por uma longarina de fibra de vidro e colmeia revestida por três camadas de fibra de carbono, com reforços em fibra de carbono e um erosion shield de Titanio. O Tip Cap é de Fibra de Vidro.

Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda é constituída de material compostos de fibra de vidro, longarina e revestimento, colmeia de nomex e epocast, além de um leading edge de níquel fixos em um braço de movimentação do Pitch.

 

SIKORSKY S-76

Pá de rotor principal
Fabricada em material composto, a pá de rotor principal é composta por uma longarina de titânio e colmeia revestida por três camadas de fibra de vidro, com reforços em fibra de carbono. Visando a descarga eletrostática durante a operação, as pás são recobertas em partes estratégicas com uma tela de alumínio denominada aluminium wire mesh.


Inicialmente possui uma vida limite de 11.750 horas que pode ser estendida até 28.000 horas desde que sejam aprovadas em inspeção de ensaio não destrutivo a cada 3 anos ou 300h.


Pá de rotor de cauda:
A pá de rotor de cauda é constituída por dois conjuntos compostos. Cada um, por duas pás opostas feitas de material composto de fibra de vidro, , fibra de carbono, colmeia de alumínio, colmeia de nomex e epocast, unidas através de uma longarina de fibra de grafite. As pás possuem uma tela de alumínio denominada aluminium wire mash que promove a descarga estática.


Tip Cap
Confeccionado em kevlar, é fixo à pá do rotor principal por meio de parafusos. A integridade dessa união é garantida pelos doublers (chapas metálicas) colados interna e externamente ao tip cap.

Nova reação:
Existem dois tipos de tip cap. Os mais antigos confeccionados e Kevalar e os mais novos confeccionados em fibra de carbono. Ambos possuem uma proteção contra erosão em níquel um reforço na área de fixação à pá que no de kevlar é constituída de por tiras de aço inoxidável e nos de fibra de carbono tiras de titânio muito mais resistentes. Os Tip caps de fibra de carbono inicialmente equipavam as aeronaves S-76 C C+ e C++ mas, hoje praticamente todos os modelos o utilizam pela sua durabilidade.

SIKORSKY S-92

Pá de rotor principal
Fabricada em material composto, a pá de rotor principal é composta por uma longarina de titânio e colmeia revestida por três camadas de fibra de vidro, com reforços em fibra de carbono. Visando a descarga eletrostática durante a operação, as pás são recobertas em partes estratégicas com uma tela de alumínio denominada aluminium wire mesh.


Pá de rotor de cauda
A pá de rotor de cauda é constituída por um conjunto composto de uma pá feita de material composto de fibra de vidro, colmeia de nomex e epocast, unida através de uma longarina de fibra de grafite. As pás possuem uma tela de alumínio denominada aluminium wire mash que promove a descarga estática.


Tip Cap
Confeccionado em kevlar, é fixo à pá do rotor principal por meio de parafusos. A integridade dessa união é garantida pelos doublers (chapas metálicas) colados interna e externamente ao tip cap.